PRESIDENTE DA ABPA FALA SOBRE DESAFIOS DA SaÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

Atual presidente da ABPA (Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes), Milton Perez é um dos pioneiros da área de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil, tendo iniciado suas atividades no meio na década de 1960. Na época, o trabalho ainda era pouco conhecido e respeitado. Segundo ele, quando chegava para falar com um colaborador da empresa na qual trabalhava, ninguém sabia do que se tratava SST.

Desde então, muito mudou. A área se profissionalizou e expandiu, englobando inclusive aspectos de marketing. “Tecnista, porém humanista. Se o prevencionista não tiver esses dois lados desenvolvidos, não será o profissional de sucesso dentro da organização. Mais ainda, o homem da segurança tem que fazer marketing”, ressalta Perez.

O presidente da ABPA explica que o marketing faz parte da SST, pois se trata também de um trabalho de vendedor. O especialista em segurança, na maioria das vezes, precisa ter habilidade para convencer um empresário de que cuidar da SST é importante não apenas porque a lei determina, mas também porque ela contribui na lucratividade, uma vez que diminui os afastamentos por acidentes ou doenças do trabalho e, consequentemente, os gastos.

Para Perez, embora esses já sejam conceitos bem desenvolvidos dentro da área de SST, ainda há muito a ser feito por parte dos profissionais da área. “O futuro de nossos profissionais depende de seu aprimoramento. Digo com muita tranquilidade. Ele não pode parar de ler. Tem que ficar se atualizando a vida inteira, estudando”, ressalta.

Leia artigo completo no link:

http://www.protecao.com.br/noticias/leia_na_edicao_do_mes/especialista_compara_antigos_e_novos_desafios_para_a_gestao_da_sst_nas_empresas/AcyJJyy4/8113