CURITIBA NO CENTRO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

 

A cidade de Curitiba recebeu no último mês de maio o Encontro Brasileiro de Segurança Florestal, que teve a Elos Saúde e Segurança do Trabalho como patrocinadora. Em dois dias de evento, foram apresentadas inúmeras informações atualizadas sobre o mercado, visando atender a demanda dos profissionais da área florestal que buscam pela preservação da vida e um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

Entre os palestrantes, Bruno Ricardo Fernandes, da Cenibra, apresentou a modernização do processo de colheita florestal. O profissional abordou como a segurança operacional vem sendo aplicada na colheita de madeira e sua importância para as empresas que buscam otimizar o processo e preservar a saúde dos colaboradores que atuam no meio, com a palestra Segurança Operacional em Colheita de madeira, que abordou aspectos que vão do treinamento e microplanejamento à infraestrutura, sinalização e comunicação segura.

Representando a Scania, Emilio Paulo Fontanello conduziu a palestra “Aspectos de Segurança no desenvolvimento de veículos automotores”, cujo foco era mostrar como produtos com tecnologia avançada podem reduzir o esforço físico dos trabalhadores. Já a Gerdau foi representada no evento por Douglas Lazaretti, que falou sobre o gerenciamento de riscos em atividades florestais e o sistema de segurança total.

Na ocasião, vários cases de empresas que foram bem sucedidas na implementação de SST foram apresentados, com destaque para a Fibria. Representando a companhia, Luiz Geraldo Micheletti Goessler mostrou o sucesso obtido com a aplicação de projetos de saúde e segurança, cujo ponto central trata não apenas da diminuição das taxas de acidentes em toda a empresa, mas também do aumento de produtividade. Após a implementação de uma série de medidas bem-sucedidas de saúde e segurança do trabalho, hoje a Fibria alcançou recorde no transporte de madeira, somando os meios terrestres, ferroviários e marítimos.

O Encontro Brasileiro de Segurança Florestal foi um período de atualização e aprendizado na área, reunindo grandes nomes do mercado e, mais uma vez, a Elos esteve presente para aprender e compartilhar cases na área.